2 de dezembro de 2009

Ser Ético é Ser Social

Tive 75% no meu primeiro teste de avaliação.
Aula Ética Empresarial - Enquadramento.

E fiquei a saber que o comportamento ético é aquele que segue a Ética e a Lei. Não só a Ética mas também a Lei, e não só a Lei mas também a Ética. A Ética deriva da conciência individual mas o conceito deve ser sustentado no critério de maior bem para a sociedade como um todo e no cumprimento de regras que conduzam à prepétuação da sociedade. Ser ético é então ser social. Um Ser Ético é um Ser Social.

E penso. Será que se vivermos numa ilha deserta o comportamento ético terá sentido? Sobrevivência fará mais sentido talvez. Pois parece que a maioria acha, sente ou pensa que vive numa ilha deserta.

1 de dezembro de 2009

E de bufa em bufa lá se vai vivendo...

Comecemos então. Recomecemos melhor dizendo.

Na televisão fala-se de finanças. Da necessidade de criação de riqueza. De reformas estruturais, mesmo à custa de pioras imediatas. Bombeiradas não são solução. Podem apagar os fogos na hora mas não os impedem de voltar a acender mais tarde. E pelos vistos de bombeirada em bombeirada lá se vai vivendo. Reformas profundas e estruturais são a solução então. Eu disso não percebo nada mas obrigada igualmente. Eu gosto é mesmo de amandar bufas.

E fala-se da gordura que está à volta de alguma coisa e da necessidade de dieta também dessa coisa, da responsabilização de quem toma decisões, tá bém abelha e do descontrolo das finanças publicas, ai sim?! Mas têm a certeza disso? É que eu acho que esta gente que está à frente das coisas públicas é muito poupadinha…. Eu estou é como o outro que viveu no século XVI mas cujas palavras ecoam no tempo e até hoje: “toda a gente quer o paraiso e ninguém paga o que deve.” Ninguém é como quem diz que eu tenho um molhe d’euros pa pagar e vou pagar. Vai de agulha que até te lixas e não bufa. É que bufas há muitas por aí mas a minha bufa não chateia ninguém. E o meu gás não provoca incêndios nem precisa de bombeiradas. E de bufa em bufa lá se vai vivendo. É só bufas e bufos portanto. E por isso é que o país está a arder.

Alguém disse também que os Portugueses devem ser donos do seu destino. Havia de ser uma coisa bela penso eu de que. Não precisam de nada disso que os Portugueses não sabem usar da liberdade e da iniciativa de uma maneira construtiva para eles e pensando no bem comum. Os portugueses precisam é de ser bem governados. Bons governantes, centrais e locais. Competentes e conscientes. Uma autoridade necessária e limpa.

E diz-se também na televisão: vivemos numa partidocracia e os deputados não defendem os direitos dos eleitores. Assino por baixo e não bufo. E por falar em bufas, é por isso é que quando eu bufo na assembleia de voto não bufo em nenhum dos grandes. E mais não bufo.

Confissão e Hipérbole

Da Confissão. Nada tenho para confessar mas confesso que gosto de escrever sobre o que sinto e penso.
Da Hipérbole. É uma figura de estilo. Qualquer exagero é pura coincidência.